Se você está buscando artesanato ideias para ganhar dinheiro, precisa entender que esta não é uma atividade que irá gerar lucros imediatamente.
No entanto, se fizer as coisas com cuidado e planejamento, você pode, sim, ganhar dinheiro com artesanato e trabalhar com o que você gosta.
Defina seus motivos e objetivos
Antes de começar a trabalhar com artesanato, você precisa definir o motivo pelo qual você quer começar nesse ramo de atividade.
Você quer usar o artesanato como terapia, para ocupar a mente? Está buscando uma segunda fonte de renda? Ou você realmente irá dedicar a maior parte do seu tempo na criação dos produtos que irá vender?
Você provavelmente já recebeu conselhos do tipo: “faça o que você gosta”, “trabalhe com o que faz você feliz” e outras variações.
Embora este tipo de recomendação possa não fazer sentido para você, principalmente se está trabalhando em uma atividade apenas porque precisa sobreviver e não por prazer, antes de iniciar uma nova jornada no mundo do artesanato, seria melhor pensar bem e decidir se você realmente gosta deste tipo de atividade.
O problema é que, se você está apenas interessado em artesanato ideias para ganhar dinheiro, a não ser que realmente tenha certeza de que tem um talento incrível e que praticamente todos os seus clientes irão adorar seus produtos, é provável que você acabe se frustrando.
Isso porque, além de precisar dedicar tempo para produzir peças únicas, você ainda precisará vender seus produtos, o que é uma tarefa desafiadora.
Isto não significa que você não possa ganhar dinheiro com artesanato. Muita gente ajuda a complementar a renda da família e sobrevive trabalhando com esta atividade, mas geralmente é um processo longo e que exigirá esforço e dedicação.
Seus objetivos também irão afetar a forma como você aborda esta atividade. Se você pretende trabalhar com artesanato como uma segunda fonte de renda, pode ir fazendo as coisas aos poucos, durante a noite ou nos finais de semana para ir aprimorando sua técnica e testando diferentes produtos e personalizações.
Além disso, se você não está precisando sobreviver exclusivamente dos produtos que está criando, isto quer dizer que tem espaço para errar e provavelmente poderá investir e aprender testando e errando.
Se o artesanato será sua principal fonte de renda, você precisará abordar seu projeto de uma forma totalmente diferente.
A não ser que você tenha recursos financeiros para se manter por bastante tempo sem depender da venda dos produtos que está criando, o melhor seria analisar o mercado, entender o que os clientes realmente estão buscando e, principalmente, determinar se você poderá criar produtos exclusivos e atraentes com uma boa margem de lucro.
Se você tiver condições financeiras, o melhor seria buscar cursos, livros, treinamentos e materiais complementares para se aprimorar e aprender sobre seu nicho.
Hoje em dia, você consegue encontrar muita coisa online, como ebooks, vídeos ou até cursos gratuitos, então não tem desculpa para não estudar.
Mesmo se tiver de gastar, é melhor investir para aprender do que desperdiçar material com produtos defeituosos ou, pior, criar produtos fora do padrão que ninguém irá comprar, pois isto seria frustrante e você poderia até acabar desistindo.
Artesanato ideias para ganhar dinheiro vendendo seus produtos
Depois que você já definiu seus objetivos e motivos, é hora de começar a planejar sua estratégia de vendas. Não adianta começar a trabalhar e criar uma enorme quantidade de produtos que ficarão guardados na sua casa por muito tempo porque não está conseguindo encontrar pessoas interessadas em comprá-los.
Você precisa sim criar produtos, seja para testar sua técnica, para usar como mostruário ou para dar de presente para seus amigos e familiares.
No entanto, é muito provável que estas mesmas pessoas sejam seus primeiros clientes; provavelmente muitos irão comprar de você para ajudá-lo e incentivá-lo. Isto ocorre com muita gente que está começando um novo negócio.
Embora o apoio de colegas, amigos e familiares seja positivo, você não pode se deixar enganar. Receber elogios faz bem ao nosso ego; porém, se você pretende trabalhar com artesanato por um longo tempo, terá que enfrentar crítica e convencer pessoas que nunca ouviram seu nome antes a comprar seu produto.
Se seu produto for bem recebido pelas pessoas próximas de você, é hora de buscar outras alternativas para vendê-lo. Você pode participar de feiras na sua cidade, usar plataformas de venda de produtos ou sites especializados em artesanato.
Uma das melhores formas de divulgar seu produto online é criar perfis exclusivos para o seu projeto nas redes sociais. Inicialmente, você pode usar seus perfis pessoais, pois seus seguidores poderão interagir com você, curtir suas fotos e ajudá-lo a espalhar a palavra sobre seu projeto.
No entanto, se seu projeto se tornar algo sério, seria melhor criar perfis exclusivos para promover seu negócio. As fotos que você tirou do seu cachorrinho ou do seu amigo que bebeu mais do que devia são engraçadas para vocês, mas um cliente interessado em acompanhar seu trabalho não quer ver este tipo de postagem.
Se você optar por usar seus perfis pessoais, tenha cuidado com o tipo de conteúdo que você irá postar, pois seu perfil não será mais um espaço para você reclamar da sua operadora de telefone, escrever textos políticos ou declarações de amor ao seu time favorito.
Você até pode misturar as duas coisas, mas desde que faça isso estrategicamente e não sem pensar. Se você cria produtos inspirados em times de futebol, por exemplo, brincar com o time que perdeu o jogo na rodada anterior pode ser uma sacada genial para espalhar seu perfil.
Caso você comece a publicar textos para apoiar ou criticar um partido político, pessoas que são fanáticas pelo partido que você está criticando podem deixar de seguir você ou, ainda pior, começarem a persuadir outros usuários a parar de segui-lo, o que significa que estaria perdendo clientes em potencial.
Como última recomendação, tenha cuidado com a apresentação do seu produto. Se você irá vender pessoalmente, a forma como descreve e demonstra o produto irá influenciar na quantidade de vendas.
Vale lembrar também o seguinte: se o produto for enviado para pessoas que não terão contato direto com você, invista em uma embalagem bonita, sem esquecer que o produto terá que chegar intacto ao destinatário.
Usar embalagens biodegradáveis também poderia ser uma forma de cuidar do planeta e de publicidade, mas sempre lembre-se que, se o produto chegar quebrado ou danificado de alguma forma, seu cliente ficará insatisfeito com você.
Você não deve saturar seus clientes. A forma de divulgação pode variar muito, você pode até usar o status do seu aplicativos de mensagens instantâneas favorito.
Cuidado para não ficar postando fotos do seu produto, os usuários logo se cansarão de você.
Tenha cuidado ao tirar fotos; imagens de qualidade ajudam a vender. Se você for tirar fotos dos produtos na sala da sua casa, tenha cuidado com o cenário e o que irá aparecer na imagem.
Postar a foto de um produto que você acabou de produzir pode ajudar a vendê-lo ou a divulgá-lo para seus seguidores.
Lembre-se de limpar tudo antes, retirar a bagunça da mesa para que seus seguidores vejam o produto que você está promovendo e não a caixa de ovos que você comprou no dia anterior.
Trabalhando com saboaria artesanal
Chegou a hora de falar sobre exemplos de produtos que você pode criar e vender.
Neste artigo, como o objetivo é falar sobre artesanato ideias para ganhar dinheiro, vamos falar sobre alguns produtos de baixo custo e fáceis de comercializar.
Fabricar sabonetes artesanais é uma opção para quem quer aumentar a renda sem investir muito.
Você precisa de poucos materiais e, em algumas horas de trabalho, já terá produtos para começar a oferecer.
Você pode começar testando diferentes aromas, seja para uso doméstico, seja oferecendo para seus amigos a fim de descobrir os que eles preferem.
O ideal é criar, inicialmente, algumas opções e ir expandindo seu negócio conforme receber o feedback dos seus primeiros clientes.
Aromatizadores de ambiente
Os aromatizadores de ambiente também são uma ótima opção para quem quer ganhar dinheiro com artesanato.
Você consegue fabricá-los em minutos e poderá vendê-los com uma boa margem de lucro.
Caixas personalizadas
Todo mundo usa caixas. Elas salvam nossas vidas, facilitando a organização dos mais variados itens.
Se você tem habilidade para trabalhar com as mãos, pode criar caixas personalizadas em MDF ou outros materiais e vendê-las por um bom dinheiro.
Você poderia criar caixas organizadoras de joias, esmaltes, condimentos, para usar na mesa de jantar e até para hotéis e restaurantes.
Você também pode criar parceria com outros profissionais ou vendê-las como produto complementar para estilizar ainda mais os outros produtos que você vende.
Não tenha vergonha e medo de ser rejeitado
Se você está buscando mais informações sobre artesanato ideias para ganhar dinheiro, terá que entender que nem todo mundo tem os mesmos gostos. O que você adora pode parecer horrível para outras pessoas.
O importante é coletar opiniões honestas de várias pessoas e, se você julgar que vale a pena investir tempo e recursos no seu projeto, vá em frente!
[Bônus] Ranking dos 3 Melhores Cursos de Artesanato Online
Agora que você já tem uma visão de como empreender com artesanato na prática, chegou a hora de colocar a mão na massa e produzir suas primeiras peças.
Para você não perder tempo, criamos um ranking exclusivo com os cursos de artesanato online mais conceituados do Brasil. Você já pode começar hoje mesmo e já sair vendendo suas produções.
1 – Amigurumis Mágicos 2.0
Amigurumi é uma técnica japonesa para criar pequenos bonecos feitos de crochê ou tricô.
Atualmente, muitos profissionais dessa arte estão produzindo amigurumis inspirados em personagens famosos e faturando bastante!
Com o curso Amigurumis Mágicos 2.0, você vai aprender mais de 4.200 modelos de bonecos desde o início. Não importa se você é iniciante ou já sabe tricotar ou fazer crochê.
Ideia é o que não falta: você poderá criar linhas temáticas inspiradas nas princesas da Disney, em desenhos animados de sucesso como Bob Esponja ou quem sabe criar sua própria linha de personagens!
Olha só alguns modelos que você vai poder fazer e vender:
Avaliação do curso: 4.9
Ficou interessado(a)? Veja mais detalhes no link abaixo.
2 – Funko Pop Artesanal Personalizados em Biscuit
Esse curso é para você interessado(a) em explorar o nicho dos colecionadores de personagens de desenhos animados, séries ou quadrinhos.
Os funkos são um estilo de bonecos com traços super marcantes que fazem sucesso no mercado e agora você vai poder produzir os seus próprios personagens com o Curso Funko Pop Artesanal.
E para quem eu posso vender? Aqui vão algumas sugestões.
Você pode transformar os bonecos em topos de bolo para aniversário infantis ou casamentos.
Você pode criar brindes de eventos ou lembrancinhas de ocasiões especiais, como formaturas.
Ou você ainda pode fazer funkos personalizados, estilo caricatura de pessoas próximas a você.
Criar funkos é sucesso garantido! (:
Avaliação do curso: 4.8
E então… Ficou interessado(a)? Veja mais detalhes no link abaixo.
Palavras Finais
Ofereça seu produto para o máximo de pessoas que você puder, conte a história da sua ideia, explique os diferenciais do produto e, principalmente, não tenha medo de ouvir um “não”.
Siga aprimorando sua técnica, buscando produtos complementares e formas de divulgar seu trabalho.
Esta é uma área que pode ser muito lucrativa, mas você terá de trabalhar bastante e não desanimar se as coisas não saírem como esperado.