4 Estratégias Infalíveis para um SEO Bom + Dica Extra

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Você quer saber o que é SEO bom de forma prática e sem enrolação?

 

Este guia básico irá responder às principais perguntas sobre esta estratégia usada por milhões de pessoas em todo o mundo para divulgar projetos, produtos e serviços na Internet.

 

O que é SEO?

 

SEO (search engine optimization) é, em poucas palavras, uma estratégia usada para facilitar o rastreamento de conteúdos por parte dos buscadores, como Google, Bing etc.

 

Sempre que alguém publica algo em uma rede social, website ou blog, as informações (textos, imagens, vídeos) precisam ser indexadas pelos robôs dos mecanismos de busca para que, quando outra pessoa tente buscar por essa informação, o robô possa apresentar o melhor resultado para responder à pergunta ou dúvida escrita - embora as buscas por voz estejam aumentando cada vez mais.

 

Ou seja, quando você publica conteúdo online, está oferecendo ao mundo informações sobre você, ou sobre algo que sabe fazer.

 

Imagine que você estava na cozinha e precisou improvisar para fazer um bolo de chocolate com poucos ingredientes.

 

Você decide postar suas dicas, para compartilhar esta informação com seus amigos e seguidores; o robô do Google irá indexar esta postagem e guardar sua página.

 

Vários meses depois, uma pessoa em outra cidade digita na barra de pesquisa do Google: “como fazer bolo de chocolate rápido”.

 

seo para sites

 

Se os sistemas do buscador que nosso amigo imaginário está usando para buscar informações sobre como fazer bolo de chocolate está usando entenderem que sua postagem é a melhor resposta para esta pergunta, sua página será exibida em primeiro lugar na lista de resultados.

 

Outras páginas que também oferecem informações sobre receitas fáceis de bolo de chocolate também serão exibidas, ordenadas por relevância de acordo com os critérios do robô que está indexando e apresentando os resultados.

 

De forma mais técnica, quanto melhor for a estratégia de SEO das páginas que estão oferecendo receita de bolo de chocolate, melhor será o seu posicionamento na lista de resultados do mecanismo de busca.

 

SEO bom significa aplicar a estratégia correta para facilitar o trabalho dos buscadores.

 

1. Usando a melhor keyword para cada página

 

Uma keyword (palavra-chave) é uma palavra ou frase que responde a pergunta que o usuário inseriu no campo de busca do mecanismo de pesquisa.

 

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Em termos simples, cada página precisa ser escrita com uma keyword em mente. Por exemplo, se você quer melhorar seu posicionamento web e está buscando por “SEO bom”, a lista de resultados irá incluir páginas que oferecem informações sobre SEO, principalmente as URLs com conteúdo escrito usando esta keyword em específico.

 

Se usarmos o exemplo do ponto anterior, um site pode estar usando a keyword “receitas de bolo de chocolate”, enquanto outro site está escrevendo conteúdo focado na keyword “bolo de chocolate rápido”.

 

Os dois sites poderiam estar oferecendo a mesma receita; entretanto, o buscador irá exibir um ou outro resultado com base no que o usuário escreveu para procurar informações para fazer o bolo de chocolate.

 

O mecanismo de busca irá revisar muitos outros aspectos para determinar qual o melhor resultado para uma pergunta em específico, mas não adianta ter o melhor conteúdo e um site corretamente criado, se seu texto não incluir a keyword que o usuário está digitando na barra de busca do seu navegador.

 

A keyword deve estar presente no texto, nas descrições de imagem e na URL da página.

 

No entanto, tenha cuidado:

 

 

Não exagere. Se você incluir a mesma keyword muitas vezes no texto para tentar melhorar seu posicionamento, o Google irá penalizar seu site e você irá perder para os seus concorrentes.

 

o que é seo

 

Para descobrir qual a melhor keyword para seu conteúdo, você precisará determinar sua relevância, entre outros fatores. Basicamente, você precisa saber quantas pessoas estão buscando por esta keyword e quantos sites estão oferecendo conteúdo para se posicionar para a mesma palavra-chave.

 

Você pode usar uma ferramenta de busca de keywords para ver o volume de registros para várias palavras-chave, além de outras keywords similares que poderiam ser menos concorridas - menos páginas estão posicionando para esta keyword; logo, será mais fácil melhorar seu posicionamento na lista de resultados.

 

Cuidado: você pode trabalhar com keywords menos concorridas, mas, se o volume de buscas for muito baixo, pode não valer a pena dedicar tempo e esforços para criar conteúdo para esta keyword.

 

A gente sabe que SEO é um tema super amplo e que abre muitas possibilidades.

 

Atualmente, muitas pessoas estão prestando serviços de analistas de SEO e fazendo uma renda considerável.

 

Trabalhar na área de SEO é extremamente vantajoso, pois o profissional pode prestar o serviço trabalhando de casa ou remotamente.

 

Caso você tenha descoberto as maravilhas do SEO há pouco tempo e deseje se desenvolver na área, aqui está uma ótima opção de curso.

 

Ao se engajar em um curso de SEO completo, você vai aprender as principais técnicas para posicionar seu site, blog ou e-Commerce nas primeiras posições dos motores de busca.

 

E a gente sabe que, quanto melhor posicionada no Google uma página ou site aparece, maiores são as chances de vendas acontecerem.

 

2. Link building

 

Para determinar a relevância de uma página, os mecanismos de busca revisam o conteúdo do site. Entretanto, outros fatores internos e externos afetam a maneira como o website é percebido pelos robôs dos buscadores.

 

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Um destes fatores é a quantidade de páginas externas que incluem URLs do website que está sendo revisado pelo robô. Vamos ver um exemplo prático disso?

 

Você publicou uma receita de bolo de chocolate inédita que está fazendo sucesso nas redes sociais. Seu domínio é relativamente novo e tem uma DA (autoridade de domínio, na sigla em inglês) de 25. A escala de DA vai de 0 a 100.

 

Se um blog conhecido, melhor posicionado que o seu domínio, publicar um conteúdo e incluir um link para sua receita, este blog está, para o algoritmo do Google, transferindo autoridade para seu domínio.

 

A autoridade do domínio é um índice que mede o quão relevante um domínio é para os buscadores. Quanto mais alta for a autoridade dos domínios que fizerem referência a URLs do seu site, mais elevada será sua própria autoridade, pois os buscadores entendem que, se estes domínios de reputação positiva estão referendando seu conteúdo, você tem algo relevante para oferecer para os usuários.

 

técnicas de seo

 

Dessa forma, link building é a estratégia de incluir URLs do seu domínio em outros websites. Quanto mais relevantes forem esses sites externos, melhor para você.

 

Idealmente, os links devem ser incluídos de forma natural. Em outras palavras, o administrador de algum site externo acha que o conteúdo publicado por você é relevante para contextualizar o conteúdo que ele está desenvolvendo, então ele naturalmente aponta o seu site como uma fonte de referência ou bibliografia.

 

No entanto, principalmente para quem está começando, isto não é fácil. Não se assuste, pois você ainda pode conseguir incluir sua URL em outros sites sem ter de trapacear e tentar enganar os algoritmos (nem pense em fazer isso; se tentar burlar os robôs, você será severamente punido!).

 

3. Guest posts

 

Se você tiver orçamento para investir em campanhas de SEO, você poderia conseguir espaço em sites relevantes pagando. No entanto, se você está buscando informações para aprender sobre SEO bom, podemos assumir que ainda não pode ou não quer gastar dinheiro para posicionar seu site.

 

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Em marketing, assim como na vida, ou você investe dinheiro para que alguém facilite seu trabalho, ou você dedica tempo para fazer você mesmo. Com SEO, isto não é diferente.

 

A melhor maneira de incluir sua URL em outros sites é através de oferta de conteúdo, o popular guest post.

 

Escrever conteúdo de qualidade demanda tempo, esforço e dinheiro.

 

Sites com autoridade elevada contratam profissionais experts em SEO, além de especialistas em um tópico para criar conteúdo útil para seus visitantes, pois é a única forma de conseguir atrair tráfego e, principalmente, de demonstrar para estes visitantes que eles devem voltar ao site para encontrar novos conteúdos relevantes e únicos.

 

Se você entrar em contato com o administrador de um website - procure buscar informações e entender a proposta de cada site antes de escrever para o administrador -, provavelmente será possível oferecer-lhe um artigo único e solicitar que sua biografia seja incluída como autor do conteúdo, com um link para o seu site.

 

seo o que é

 

Todos ganham com esta estratégia; os administradores do site recebem conteúdo de qualidade sem gastar dinheiro, e você recebe espaço para incluir uma URL do seu domínio e ainda ganha um pouco da autoridade da página que está publicando o conteúdo que você escreveu.

 

4. Conteúdo original e de qualidade

 

Trabalhar com SEO bom não significa apenas buscar as melhores keywords e incluir sua URLs em outros sites. Você também precisa escrever conteúdo único e corretamente formatado para seu próprio site.

 

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Antes de falar um pouco sobre isso, precisamos deixar um ponto muito claro:

 

Nunca, jamais publique conteúdo copiado de outros sites!

 

Além de estar fazendo plágio, o que não é ética e moralmente correto, os filtros dos buscadores irão descobrir imediatamente que você não está publicando conteúdo original, o que irá diminuir drasticamente a reputação e a autoridade do seu domínio.

 

Você até pode copiar uma frase de um site, desde que inclua um link como referência. Se achar relevante publicar outro tipo de conteúdo, como imagens, infográficos e GIFs, sempre solicite autorização primeiro ou use conteúdo livre de direitos autorais.

 

Dito isto, seus artigos devem ser escritos com uma keyword em mente, além de oferecerem informações úteis para os usuários que irão visitar a página.

 

Sim, os buscadores são importantes, pois irão direcionar tráfego para seu site; no entanto, se eles não encontrarem o que estão buscando, irão fechar a página, aumentando sua taxa de rejeição.

 

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Quanto mais usuários saírem do seu site decepcionados - o buscador consegue detectar quando o usuário não está interagindo com o conteúdo -, mais o robô irá entender que seu site não oferece a melhor alternativa para responder à pergunta do usuário.

 

Criar uma estratégia de SEO bom significa pensar primeiro no usuário. Envolve, também, revisar suas páginas para encontrar aspectos que você pode melhorar para que seu conteúdo também seja agradável para os robôs que rastreiam e indexam seu site.

 

[Dica extra] Crie conteúdo evergreen

 

Conteúdo evergreen é um conteúdo duradouro, que será útil para o visitante que acessar seu site 3 dias após o artigo ter sido postado, e que continuará sendo relevante para outro visitante que estiver lendo o mesmo texto 4 anos após sua publicação.

 

Obviamente, esta regra não serve para todos os casos. Se você postar conteúdo sobre, por exemplo, o que acontecerá no último capítulo da novela, seu artigo pode atrair um número elevadíssimo de visitantes em pouco tempo, o que poderia se traduzir em aumento de tráfego no futuro.

 

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No entanto, depois que a novela terminar, é provável que seu artigo não receba mais visitas, pois o conteúdo não interessa mais.

 

Palavras Finais

 

Em última análise, não existe uma única estratégia de SEO que irá funcionar para todos os casos.

 

Você precisa estudar seu projeto, entender o que os visitantes esperam encontrar no seu site, mas, principalmente, estudar seus concorrentes, pois, se estes estão obtendo resultados positivos, é provável que você encontre formas de adaptar as estratégias deles para sua campanha de marketing.

 

Se você não pode pagar uma empresa ou um profissional para implementar uma estratégia de SEO para você, terá de dedicar tempo para estudar e para aprender a aplicar técnicas de marketing e, dessa forma, obter resultados positivos.

 

Buscar informações e estudar nunca é perda de tempo. Então você certamente só tem a ganhar se optar por dedicar seu tempo para aprender sobre marketing em geral e, especificamente, sobre SEO.

 

Micheli Schaan

Micheli Schaan

Tradutora, Fotógrafa e Redatora na TripleTrad Brasil